Hotmart ou Google Adsense para monetizar um blog?

monetizacao-empreendedor

Na hora de monetizar um site ou um blog, essa dúvida é cada vez mais comum. A final de contas, qual é a melhor opção para ganhar dinheiro on-line: Hotmart ou Google Adsense?

A verdade é que não existe uma resposta padrão para isso. Várias coisas tem que serem analisadas para que você escolha a opção mais lucrativa para o seu blog ou site. Você tem que analisar o mercado (nicho) em que o seu site atua e montar um perfil da persona (público) que acessa o seu conteúdo para ai sim escolher a melhor opção.

A questão é que no Hotmart você encontra muitos infoprodutores que pagam comissões infinitamente mais atraentes do que as possibilidades de ganhos que você pode ter com o Google Adsense. No Hotmart você encontra comissões que variam de poucos reais até comissões que chegam a ultrapassar R$ 1.0000,00 por venda realizada através do seu link de divulgação. Em contra partida você ganha centavos com cliques no Google Adsense.

Vendo por essa ótica, você deve imaginar que obviamente o Hotmart é a melhor opção, mas não se precipite pois nem sempre é.

Existem vários nichos digitais em que você ainda não encontra infoprodutos de credibilidade e que sejam lucrativos o suficiente para que você possa trabalhar, ou que a persona desse público não tem o perfil de consumo. Bons exemplos dessa situação, são sites e blogs relacionados a games e a conteúdo de humor.

privacy Eu odeio SPAM e nunca repassarei o seu e-mail a terceiros.

Analisando o primeiro exemplo: Games.

Você terá um público que será predominantemente composto por adolecentes, crianças e por pessoas que não tem um perfil que se encaixa no de um “comprador de infoprodutos”. Ou seja, se você estiver oferecendo infoprodutos para eles, a não ser que seja um curso sobre como criar jogos on-line ou algo parecido, você estará oferecendo um produto para a pessoa errada. Nesse tipo de situação, a melhor opção é escolher como forma de monetização o Google Adsense, pois você tem como ganhar por cliques ao invés de ganhar por vendas.

PPC-Google-Adsense1

A análise do mercado e a identificação da persona é algo de suma importância para o sucesso financeiro do seu site ou blog. Portanto não durma no ponto. Pesquise no Planejador de Palavras Chaves do Google Adowrds os termos relacionados ao seu mercado e comece já a conhecer melhor as pessoas que acessam o seu site.

Outra forma de analisar o mercado e a persona de um nicho é através da plataforma de anúncios do Facebook, o Facebook Ads. Nessa opção você terá um série de informação mais detalhadas sobre a sua persona, informações que você não tem acesso utilizando o Planejador de Palavras Chaves. Essas informações que o Facebook Ads te dará, te ajudarão muito na definição de sua persona, pois você terá informações como faixa etária, sexo, região demográfica e interesses do seu público.

O ideal é que você cruze as informações das duas ferramentas até traçar da maneira mais próxima possível o perfil do seu mercado e de sua persona.

privacy Eu odeio SPAM e nunca repassarei o seu e-mail a terceiros.

Agora, se após conhecer melhor o seu mercado e a sua persona, você identificar que o Hotmart possui infoprodutos que se encaixam no perfil do seu público, amigo, só posso te dizer uma coisa: Esqueça o Google Adsense e “case-se” com o Hotmart pois é de lá que virá o seu lucro.

como-vender-no-hotmart

Monetizar com Infoprodutos

O mercado de infoprodutos no Brasil finalmente explodiu. Algo que já é um sucesso na Europa e nos Estados Unidos há muitos e muitos anos, começou de maneira muito tímida no Brasil. Mas de alguns poucos anos para cá, o crescimento desse mercado está em ritmo muito acelerado e hoje em dia, cada vez mais já é a fonte de renda preferida dos donos de sites e blogs brasileiros.

Com o lançamento do Hotmart, que é uma plataforma onde os infoprodutores (autores) de milhares de infoprodutos encontram parceiros (afiliados) para a comercialização desses infoprodutos, tudo sobre o supervisionamento do Hotmart, foi gerada uma onda maior ainda de crescimento e de sentimento de segurança para todos: produtores, consumidores e afiliados.

Então se você tem um site ou um blog, pare e analise melhor o seu público. Se esforce ao máximo para conhecer e entender melhor o seu visitante, pois só assim você conseguirá lucrar mais com o seu site ou blog.

Antes de me despedir, eu gostaria de receber o seu comentário abaixo desse artigo sobre o que você achou desse conteúdo. Isso é muito importante para mim e me guiará nos próximos textos.

privacy Eu odeio SPAM e nunca repassarei o seu e-mail a terceiros.

Sou autor de e-books e treinamentos voltados para o Marketing Digital e uma pessoa sempre em busca de conhecimento e de obtenção de resultados.

About The Author

Maurício Nogueira

Sou autor de e-books e treinamentos voltados para o Marketing Digital e uma pessoa sempre em busca de conhecimento e de obtenção de resultados.